Scooter, triciclo ou patinete elétricos: confira as novidades do mercado brasileiro nos veículos elétricos
Há pouco tempo, os veículos elétricos eram vistos como o futuro da mobilidade. Hoje, patinetes, scooters e motos movidos a eletricidade já estão presentes em nossas ruas e avenidas. Embora ainda em pequena quantidade se comparada aos modelos a combustão, os veículos de duas rodas elétricos estão crescendo no Brasil. Sem poluir e emitir ruídos, são vistos como alternativa para fugir do trânsito e ganhar tempo com a vantagem de não impactar o meio ambiente.
Há diversas opções no mercado, que vão desde simples “patinetes” com assentos, passando pelas scooters urbanas, até modelos que se parecem com motos de verdade e precisam de CNH da categoria A. As diferenças passam ainda pela potência do motor e autonomia da bateria. E, assim como nas motos movidas a gasolina ou etanol, quanto mais “potente” ou com mais carga, mais alto é o preço.
Como escolher o modelo ideal?
A escolha vai depender do uso que dará ao veículo. Se você roda poucos quilômetros e só vai de casa para o trabalho diariamente, um scooter elétrica básica pode servir. Mas, caso tenha de atravessar avenidas de trânsito mais intenso e percorrer distâncias maiores, uma scooter elétrica será mais apropriada.
Além da autonomia e potência, é preciso prestar atenção ao tipo de bateria. Existem as de chumbo, mais simples e baratas, e as de íons de lítio, semelhantes às utilizadas nos smartphones, que têm maior vida útil e são mais modernas.
Scooters, motos ou patinetes: de vários modelos e preços
Outro fator a ser levado em conta é o tempo de recarga da bateria. A grande maioria das opções à venda já traz um carregador embutido; porém, uma recarga completa pode levar entre três e cinco horas. Há carregadores especiais que reduzem esse tempo, mas são comercializados separadamente e custam entre R$ 700 e R$ 1.200.
Os preços dos veículos de duas rodas elétricos variam de R$ 7.000, para o patinete Scooter com motor de 1500 W e que chega a 45 km/h, a R$ 15.000 no caso da motocicleta Chopper , que tem motor de 3.000W e atinge 75 km/h.
Ainda sem incentivos para veículos elétricos
O valor elevado é justificado, em parte, pela bateria, que não é fabricada no Brasil e precisa ser importada. Também não existe uma política de incentivo às motos, como acontece com os automóveis elétricos, que estão isentos do imposto de importação de 35% desde 2015.
Confira algumas opções de mobilidade em duas rodas movidas a eletricidade existentes no mercado brasileiro.
Moto Chefe – MC20
Recém-chegada ao Brasil, a scooter MC20, se enquadra na mesma categoria das scooters Elétricas, NÃO exigindo, portanto, CNH e capacete, além de placa de identificação. O motor Bosch tem 2.000W e a velocidade pode chegar a 60 km/h, segundo a empresa. A bateria de íons de lítio é removível e oferece autonomia para cerca de 65 km a uma velocidade média de 55 km/h. O tempo de recarga é de quatro a oito horas.
Com design minimalista e pintura brilhante, a Scooter MC20 tem faróis e lanterna em LED, painel digital e sistema de bloqueio remoto antifurto. As rodas são de 12 polegadas e os freios com disco de 180 mm. Importados pela Moto Chefe, a scooter MC20 custa R$ 10.500, mas há uma versão mais simples, vendida por R$ 7.500. Mais informações no site.